Reformule a forma como todos acessam, gerenciam e agem com base nos dados com uma plataforma única baseada em IA.
O Microsoft Fabric é uma solução de análise multifuncional para empresas que abrange desde a movimentação de dados até ciência de dados, a Análise em Tempo Real e o business intelligence. Ele oferece um conjunto abrangente de serviços, incluindo data lake, engenharia de dados e integração de dados, tudo em um só lugar.
Com o Fabric, você não precisa reunir serviços diferentes de vários fornecedores. Em vez disso, você pode desfrutar de um produto altamente integrado, de ponta a ponta e fácil de usar, projetado para simplificar suas necessidades de análise.
A plataforma foi criada com base no Software as a Service (SaaS), que leva a simplicidade e a integração a um nível totalmente novo.
O Microsoft Fabric reúne componentes novos e existentes do Power BI, do Azure Synapse e do Azure Data Factory em um único ambiente integrado. Esses componentes são apresentados em várias experiências de usuário personalizadas.
O Fabric reúne experiências como Engenharia de Dados, Data Factory, Ciência de Dados, Data Warehouse, Análise em Tempo Real e Power BI em uma base SaaS compartilhada. Essa integração oferece as seguintes vantagens:
O Fabric permite que os criadores se concentrem na produção de seus melhores trabalhos, liberando-os da necessidade de integrar, gerenciar ou entender a infraestrutura subjacente que dá suporte à experiência
O Fabric reúne todas essas experiências em uma plataforma unificada para oferecer a plataforma de análise de Big Data mais abrangente do setor.
O Microsoft Fabric permite que organizações e as pessoas transformem repositórios de dados grandes e complexos em cargas de trabalho e análises acionáveis, além de ser uma implantação da arquitetura de malha de dados.
O data lake é a base sobre a qual todos os serviços do Fabric são criados. O Microsoft Fabric Lake também é conhecido como OneLake. Ele é integrado ao serviço Fabric e fornece um local unificado para armazenar todos os dados organizacionais em que as experiências operam.
O OneLake é criado sobre o ADLS (Azure Data Lake Storage) Gen2. Ele oferece uma experiência SaaS única e um armazenamento de dados em todo o locatário que atende a desenvolvedores cidadãos e profissionais. A experiência SaaS do OneLake simplifica as experiências, eliminando a necessidade de os usuários entenderem qualquer conceito de infraestrutura, como grupos de recursos, RBAC (Controle de Acesso Baseado em Função), Azure Resource Manager, redundância ou regiões. Além disso, não é necessário que o usuário tenha uma conta do Azure.
O OneLake elimina os silos atuais de dados generalizados e caóticos, que os desenvolvedores individuais criam quando provisionam e configuram suas próprias contas de armazenamento isoladas. Em vez disso, o OneLake fornece um sistema de armazenamento único e unificado para todos os desenvolvedores, em que a descoberta e o compartilhamento de dados são triviais e a conformidade com as configurações de política e segurança é aplicada de forma centralizada e uniforme.
O OneLake é hierárquico por natureza para simplificar o gerenciamento em toda a sua organização. Ele é integrado ao Microsoft Fabric e não há nenhum requisito para qualquer provisionamento antecipado. Há apenas um OneLake por locatário e ele fornece um namespace de sistema de arquivos de painel único que abrange usuários, regiões e até nuvens. Os dados no OneLake são divididos em contêineres gerenciáveis para facilitar a manipulação.
O locatário mapeia para a raiz do OneLake e está no nível superior da hierarquia. Você pode criar qualquer número de workspaces em um locatário, que podem ser considerados pastas.
A imagem a seguir mostra os vários itens do Fabric onde os dados são armazenados. Esse é um exemplo de como vários itens do Fabric armazenariam dados dentro do OneLake. Conforme exibido, você pode criar vários workspaces em um locatário e criar vários lakehouses em cada workspace. Um lakehouse é uma coleção de arquivos, pastas e tabelas que representa um banco de dados em um data lake.
Cada desenvolvedor e unidade de negócios do locatário pode criar instantaneamente seus próprios workspaces no OneLake. Eles podem ingerir dados em seus próprios lakehouses, começar a processar, analisar e colaborar com os dados, assim como o OneDrive no Office.
Todas as experiências de computação do Microsoft Fabric são pré-conectadas ao OneLake, assim como os aplicativos do Office são pré-conectados para usar o OneDrive organizacional. As experiências, como Engenharia de Dados, Data Warehouse, Data Factory, Power BI e Análise em Tempo Real, usam o OneLake como armazenamento nativo. Eles não precisam de nenhuma configuração extra.
O OneLake foi projetado para permitir a montagem instantânea de contas de armazenamento PaaS existentes no OneLake com o recurso Atalho. Não há necessidade de migrar ou mover nenhum dos dados existentes. Usando atalhos, você pode acessar os dados armazenados no Azure Data Lake Storage.
Além disso, os atalhos permitem que você compartilhe facilmente dados entre usuários e aplicativos sem mover ou duplicar informações. O recurso de atalho se estende a outros sistemas de armazenamento, permitindo que você componha e análise dados em nuvens com cache transparente e inteligente que reduz os custos de saída e aproxima os dados da computação.
Soluções do Fabric para ISVs
(fornecedor de software independente)
Se você for um ISV interessado em integrar suas soluções ao Microsoft Fabric, poderá usar um dos seguintes caminhos, dependendo do nível de integração que deseja alcançar:
O Microsoft Copilot é uma ferramenta excepcionalmente poderosa, projetada para aprimorar significativamente a sua produtividade e eficiência em diversas tarefas. Se a busca por aprimorar a sua eficácia é uma prioridade, o Copilot se destaca como uma excelente escolha.